sexta-feira, 20 de maio de 2011

Primícias, Dízimos e Ofertas


PRIMÍCIAS são os primeiros frutos, a prioridade que honra (Provérbios 3:9) e tem que ser dada (Deuteronômio 18:4)
A PRIMÍCIA tem que ser trazida independente da situação que a pessoa esteja passando, pois PRIMÍCIAS é questão de HONRA. (Números 13:20Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas”.
Deus se agrada das PRIMÍCIAS como se agradou daquelas que Abel lhe trouxe (Gn 4:4), mas não se agradou de Caim (Gn 4:5), já que ele trouxe quando sobrou (Gn 4:3) “Ao cabo de dias...”.
O filho primogênito é a PRIMÍCIA do pai (Gn 49:3), considerado a força, a representação do pai, aquele que é respeitado pelos irmãos. Jesus foi a PRIMÍCIA de Deus – o melhor, a honra de Deus foi dada a sua Igreja: O Primogênito.
Toda PRIMÍCIA deve ser trazida à Igreja (Casa do Senhor) (Êxodo 23:19, 34:26; Neemias 10:35).
A PRIMÍCIA deve ser entregue somente ao sacerdote principal (A cobertura do Ministério) e não aos sacerdotes que o auxiliam (Levíticos 23:10). Se você entregar alguma PRIMÍCIA a um sacerdote que não seja sua cobertura máxima, não é PRIMÍCIA e sim uma oferta e neste caso não haverá o cumprimento da Palavra de Deus em questão a honra.
A PRIMÍCIA não é o DÍZIMO, eles são diferentes um do outro e têm conseqüências diferentes, assim como o DÍZIMO é uma ordenança, a PRIMÍCIA também é (2 Crônicas 31:5) E, depois que se divulgou esta ORDEM, os filhos de Israeltrouxeram muitas PRIMÍCIAS de trigo, mosto, azeite, mel, e de todo o produto do campotambém os DÍZIMOS de tudo trouxeram em abundância”
Uma coisa é a PRIMÍCIA, outra é o DÍZIMO e a outra é OFERTA (Neemias 12:44) e Deus requer OFERTAS e PRIMÍCIAS (Ezequiel 20:40; Neemias 10:37).
As PRIMÍCIAS santifica (abençoa) toda a produção (salário) (Romanos 11:16) “E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são”. Se as PRIMÍCIAS são santas, ou seja, separadas para Deus, logo todo o restante do que eu conquistei se torna abençoado e rende mais, pois é quebrada qualquer maldição da produção. Lembrando que o DÍZIMO nos protege de um principado chamado DEVORADOR e somente Deus pode repreendê-lo (Malaquias 3:11). Não é oração e nem jejum, mas a atitude de devolver o DÍZIMO que é de Deus.
É tão importante o fator PRIMÍCIAS para Deus, que Jesus ressuscitou dentre os mortos sendo assim chamado de PRIMÍCIAS dos que dormem (1 Coríntios 15:20 e 23).
A cobertura do ministério, no caso os apóstolos da IAVC, recebem as PRIMÍCIAS de todos os discípulos (Sacerdotes, Dozes, Líderes e todos os discípulos da igreja). Porém os sacerdotes das filiais estão autorizados e abençoados pelos apóstolos a recebem as PRIMÍCIAS dos discípulos da igreja local, já que as mesmas são dos apóstolos. Tudo o que os sacerdotes das filiais receberem, separará as PRIMÍCIAS e os DÍZIMOS e enviarão para os apóstolos (cobertura geral).
Você pode abençoar o seu líder com uma oferta, mas saiba que não será a PRIMÍCIA que a Bíblia aqui nos ensina. Se não há honra na cobertura geral designada por Deus, não há validade nas demais coberturas.
As PRIMÍCIAS são frutos daqueles que estão debaixo da cobertura e que querem honrar a Deus honrando aquele que é o enviado de Deus para responder ao Senhor sobre as vidas que estão debaixo de sua cobertura.
Cada atitude define um nível de aliança e a Palavra de Deus nos ensina que cada nível de honra gera uma conseqüência, a lei da semeadura (Gálaras 6:7). Vejamos o que acontece com a fidelidade nos exemplos abaixo:
1-     As PRIMÍCIAS atraem as BENÇÃOS SOBRE O NOSSO LAR (Ezequiel 44:30);
2-     Os DÍZIMOS atraem a PROTEÇÃO DO PRÓPRIO DEUS CONTRA O DEVORADOR (Malaquias 3:8 a 12);
3-     As OFERTAS atraem uma COLHEITA PROPORCIONAL A OFERTADA (2 Coríntios 9:6 a 8 e Mateus 13:8);
4-     O COOPERADOR libera a FECUNDIDADE EM SUA VIDA (a não esterilidade) (Ageu 1:2 a 11 e 14, 2:4, 8 e 19).
Jamais devemos ficar cobrando o que fazem com nossas OFERTAS, pois fazemos por fidelidade (2 Reis 12:15)Também não pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquele dinheiro, para o dar aos que faziam a obra, porque procediam com fidelidade. Que procedimento que faziam com fidelidade? Ora, a entrega das OFERTAS, que nesse caso são alçadas (levantadas) para investimento do templo de Deus. O questionamento do destino do dinheiro é dúvida, ou seja, é fruto da não confiabilidade nas promessas de Deus para a sua atitude. Ora, se Deus registrou na Bíblia que devemos fazer... Façamos com alegria.
Como vimos em 2 Crônicas 31:5, assim como os DÍZIMOS, as PRIMÍCIAS é uma ORDEM de Deus e não um pedido. É uma SANTA CONVOCAÇÃO (Números 28:26). Como eu calculo as PRIMÍCIAS e os DÍZIMOS?
As PRIMÍCIAS é você pegar o valor de sua produção (salário ou qualquer valor que você obteve) e dividi por 30 dias. O valor de um dia é a PRIMÍCIA.
O DÍZIMO é 10% do valor de sua produção. Quando falamos de produção devemos ter ciência que é tudo o que o campo produz, hoje em dia, a nossa fonte de renda e tem que ser do valor bruto, pois nos tempos bíblicos a fazenda produzia e era tirado a PRIMÍCIA e o DÍZIMO de toda a novidade (produção) do campo e só depois pagavam sua contas e retiravam para re-investimento. A fidelidade é retirar do salário bruto e não do líquido, pois os descontos que temos nos holerites são somente uma facilidade de garantia que haverá pagamento do INSS, vale transporte, empréstimos, impostos e outros. Logo a nossa produção é o nosso recebimento bruto e só depois, nós pagamos as nossas dívidas seculares.
A PRIMÍCIA não é um modismo do presente século, mas uma ordenança Bíblica aos judeus e a Igreja. Até hoje todos os judeus são extremamente fiéis aos DÍZIMOS e PRIMÍCIAS, sendo que as PRIMÍCIAS eles entregam nas mãos do Sumo-Sacerdote (ou Rabino).
Aps. Renato e Aureny Machado

domingo, 8 de maio de 2011

OS SONHOS DE DEUS

Você pode estar se perguntando: "Mas, como saber qual é o sonho de Deus para mim? Como saber qual é a vontade de Deus para a minha vida? Como saber se os meus sonhos são de Deus ou são só meus?" Talvez você esteja agora totalmente frustrado, ferido, sem sonhos. Mas eu quero convidar você a receber de Deus a cura e a restauração dos sonhos do seu coração. Ele é poderoso para ressuscitar os sonhos que morreram na sua vida.
Antes de você nascer, Deus sonhou com a sua vida; ele mesmo lhe formou com um propósito e uma missão (Salmo 139.13-18). A Bíblia afirma, em Filipenses 2.13 que o querer, o sonhar, vem de Deus e é ele mesmo quem realiza, quem concretiza estes sonhos. Desde a sua infância, mesmo antes de você conhecer Jesus, Deus estava semeando os sonhos dele para sua vida. Ele os estava plantando dentro do seu coração. E ao longo dos anos, na medida em que você foi crescendo, estes sonhos também foram crescendo.
Você brincava de boneca ou de carrinho, e sonhava em se casar, ter filhos. Eu mesma, desde criança, brincava de desenhar o meu vestido de noiva. Talvez você goste de computadores, de vídeo games, e desde cedo sonha em trabalhar com isso. Ou, quem sabe, você admira o seu pastor e pensa:
"Quando crescer eu vou ser um pastor assim." Talvez assistia a programas na TV que mostravam imagens de outros países, de pessoas de diferentes, culturas, e isso lhe atrai. São sementes dos sonhos de Deus em seu coração. Se você tem um compromisso com Deus, ele vai compartilhar muito mais sonhos para você.
Infelizmente, porém, a Bíblia diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Ele é inimigo de Deus, e assim, inimigo dos sonhos de Deus. Portanto, ele é nosso inimigo e adversário dos sonhos de Deus para nós. A Bíblia também diz que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Mas como é que ele age para matar, para assassinar os nossos sonhos? Será que ele aparece "de chifre" para nos assustar e frustrar nossas esperanças?
Certamente não. Ele usa a boca das pessoas que estão perto de nós. Ele usa olhares. Ele usa as pessoas que mais amamos e admiramos para nos ferir e desencorajar. Meu pai sempre me disse que as pessoas que mais nos ferem são aquelas que mais amamos, porque elas estão perto de nós. Se alguém que eu nem conheço direito fala algo contra mim, não me importo. Mas se alguém da minha casa ou do meu ministério fala contra mim, isso dói, isso desencoraja.
Jesus também passou por isso. Ele veio ao mundo com uma missão. Ele tinha um grande sonho, que era reconciliar o ser humano com o Pai. Ele veio para morrer na cruz em nosso lugar e ressuscitar, vencendo tudo por nós. Ele sabia que ia para Jerusalém para ser crucificado. Em Marcos 8.31-33 vemos Pedro chamando Jesus à parte para tentar convencê-lo de não ir a Jerusalém.
E a resposta de Jesus ao seu discípulo foi: "Arreda, satanás, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens!" Quando entendemos que é o diabo quem usa a boca das pessoas para nos ferir e matar nossos sonhos, fica mais fácil perdoar essas pessoas. Você precisa perdoar as pessoas que foram instrumento de Satanás para te ferir e frustrar.

Como saber se um sonho é de Deus? Os sonhos de Deus trazem glória a Deus.
 A Palavra diz que o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Também diz que há caminhos que ao homem parecem perfeitos, mas o seu fim é de morte. Nós, muitas vezes, pensamos que alguma coisa é sonho de Deus para nós, mas não é. Creio que uma boa maneira de obter esta resposta é sondando o nosso coração e observando se a realização daquele sonho vai trazer glória a Deus ou não. Portanto, sonde seu coração.
Se você tem um sonho, mas a sua realização não vai glorificar o Senhor, peça a Deus para arrancá-lo do seu coração ou para restaurá-lo, para que ele volte a ser exatamente como é no coração de Deus.

Os sonhos de Deus jamais serão frustrados. 
Os sonhos de Deus, os propósitos de Deus para a sua vida, têm o poder de se tornar realidade porque nenhum dos desígnios do Senhor pode ser frustrado. Aleluia! Na Bíblia, quando alguém recebia uma profecia, era simples saber se vinha ou não de Deus. Se acontecesse, é porque era de Deus; se não se concretizasse, é porque não era.

Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus
Você pode descansar, porque se algum sonho é de Deus para sua vida, vai se realizar. Pode parecer que está demorando, que é impossível, que é algo grande demais, mas para Deus todas as coisas são possíveis. Deus sabe a melhor hora para você desfrutar a realização dos seus sonhos. Assim será com o sonho do seu casamento, do seu emprego, da sua faculdade, 
do seu ministério, enfim, todos os sonhos de Deus se realizarão, no tempo certo,em sua vida

terça-feira, 3 de maio de 2011

TECNOLOGIA EM ALTA

Quem tem o filho, tem a vida; quem não tem o filho de Deus, não tem a vida. 1 João 5.12. 
A Tecnologia esta se desenvolvendo cada vez mais e facilitando a vida das pessoas. Por exemplo, podemos acessar nossa conta bancaria e fazer pagamentos pela internet, realizando muitas tarefas sem precisar sair de casa ou do escritório, nem perdendo tempo em filas ou com locomoção. Os telefones celulares podem ser usados para a comunicação verbal, envio de mensagens escritas, jogos, notícias, alguns até são minicomputadores, e outras coisas mais. Enfim, as inovações tecnológicas nos ajudam a viver melhor. Mesmo assim, algumas pessoas desconfiam delas. Ao mesmo tempo, quando têm de usar as facilidades do mundo moderno, perguntam-se como agüentaram tanto tempo sem aquilo.
 De certa forma podemos comparar nossa relação com a tecnologia com o relacionamento do homem com Deus. Por meio da fé em Jesus Cristo, somos reconciliados com o Pai e então recebemos a vida eterna, o perdão dos nossos erros, uma nova vida e uma esperança. Ou seja, com Deus nossa vida é incomparável-mente melhor. Para isso não há necessidade de sacrifícios, nem de pagar penitências ou fazer outro esforço qualquer. Basta crer em Jesus Cristo e entregar a Ele nossa vida para começar um novo relacionamento com Deus e experimentar tudo o que faz parte da vida cristã. Mas assim como alguns desconfiam da tecnologia, muitos ficam intrigados com a “facilidade” para ter a vida com Deus e tudo o que ela inclui. Algumas pessoas relutam em aceitar sua necessidade de um relacionamento com Deus, mas depois que decidem iniciá-lo, percebem a diferença positiva que isso faz _e lamentam porque demoraram tanto tempo para escolher Deus.

Você já esta vivendo com Deus ou ainda não tem certeza da diferença que isso fará em sua vida? Não deixe para depois o que você pode desfrutar desde já! 

Quem conhece Cristo, não entende mais como podia viver sem Ele.

(Extraído do livro Pão diário)

 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. Romanos 5:6-11
 Deus te abençoe!
  

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Salmo 128:1,2